Explicação detalhada das várias pressões de injeção de moldes plásticos
Os moldes de plástico requerem várias pressões durante a moldagem por injeção para completar a moldagem por injeção e, finalmente, formar as peças plásticas acabadas. Hoje vamos nos concentrar na introdução de várias pressões encontradas no processo de processamento de peças plásticas.
1. Pressão de injeção
O plástico fundido é transportado para o bico na caixa de fusão e depois injetado na cavidade do molde a partir do bico. Esta série de ações requer pressão para ser concluída. Esta é a pressão de injeção, que é a pressão que faz o plástico fluir. Pode ser utilizado no bocal ou na linha hidráulica. no sensor para medir. Não possui valor fixo e quanto mais difícil for o preenchimento do molde, maior será a pressão de injeção. A pressão da linha de injeção está diretamente relacionada à pressão de injeção.
Durante a fase de enchimento do ciclo de injeção, pode ser necessária uma alta pressão de injeção para manter a velocidade de injeção no nível necessário. Depois que o molde estiver cheio, a alta pressão não será mais necessária. Porém, ao moldar por injeção alguns termoplásticos semicristalinos (como PA e POM), devido à mudança repentina de pressão, a estrutura se deteriorará, por isso às vezes não é necessário usar a pressão secundária.
2. Pressão de aperto
A pressão de fixação é a pressão que mantém o molde travado. Para resistir à pressão de injeção, deve ser utilizada a pressão de fixação. Não selecione automaticamente o valor máximo disponível, mas considere a área projetada e calcule um valor adequado. A área projetada da peça moldada por injeção é a maior área vista a partir da direção de aplicação da força de fixação. Para a maioria dos casos de moldagem por injeção, são cerca de 2 toneladas por polegada quadrada, ou 31 meganewtons por metro quadrado. No entanto, este é apenas um valor baixo e deve ser tomado como uma regra muito aproximada, pois assim que a peça moldada por injeção tiver alguma profundidade, as paredes laterais devem ser levadas em consideração.
3. Contrapressão
Esta é a pressão que precisa ser gerada e excedida antes que o parafuso recue. Embora o uso de alta contrapressão conduza à distribuição uniforme do material colorido e ao derretimento do plástico, ela também prolonga o tempo de retorno do parafuso intermediário, reduz o comprimento das fibras contidas no plástico preenchido e aumenta o Portanto, quanto menor a contrapressão, melhor, e em hipótese alguma deve ultrapassar 20% da pressão de injeção (classificação máxima) da injetora.
4. Pressão do bico
A pressão do bico é a pressão dentro do bico. É aproximadamente a pressão que faz o plástico fluir. Não tem valor fixo, mas aumenta com a dificuldade de preenchimento do molde. Existe uma relação direta entre a pressão do bico, a pressão da linha e a pressão de injeção. Em uma máquina de moldagem por injeção de parafuso, a pressão do bico é cerca de dez por cento menor que a pressão de injeção. Na máquina de moldagem por injeção de pistão, a perda de pressão pode chegar a cerca de dez por cento. No caso de máquinas injetoras de pistão, a perda de pressão pode chegar a 50%.