Quais requisitos de desempenho precisam ser atendidos ao selecionar o aço para processamento de moldes de injeção?
O processamento de moldes de injeção na produção de máquinas de moldagem por injeção de produtos plásticos geralmente precisa trabalhar em um ambiente de alta temperatura de 150 graus Celsius a duzentos graus Celsius, portanto, no processo de fabricação de moldes de injeção, a seleção de matérias-primas precisa prestar muita atenção, que desempenhará um papel vital na vida útil geral do molde de injeção e na qualidade dos produtos plásticos produzidos, então o processamento de moldes de injeção Jiangyin na seleção de matérias-primas de aço para moldes de injeção precisa atender a quais requisitos de desempenho?
Primeiro, dureza superficial suficiente e resistência ao desgaste
A dureza do processamento do molde de injeção é geralmente inferior a 50-60HRC, e o molde tratado termicamente deve ter dureza superficial suficiente para garantir que o molde tenha rigidez suficiente. O molde é necessário para manter a estabilidade da precisão da forma e da precisão dimensional devido ao enchimento e fluxo da moldagem por injeção na obra, e garantir que o molde tenha vida útil suficiente. A resistência ao desgaste do molde depende da composição química do aço e da dureza do tratamento térmico, portanto, aumentar a dureza do molde contribui para aumentar sua resistência ao desgaste.
Em segundo lugar, excelente usinabilidade
A maioria dos moldes de moldagem por injeção, além do processamento EMD, também precisa realizar determinados processamentos de corte e reparos de montagem. Para prolongar a vida útil das ferramentas de corte, melhorar o desempenho de corte e reduzir a rugosidade superficial, a dureza do aço para moldes de injeção deve ser apropriada.
Terceiro, 50 graus de aço carbono têm certa resistência e resistência ao desgaste e são usados principalmente para materiais de base de molde após tratamento de têmpera e revenido. O aço para ferramentas com alto teor de carbono e o aço para ferramentas de baixa liga têm alta resistência e resistência ao desgaste após o tratamento térmico e são usados principalmente para moldar peças. No entanto, os aços para ferramentas com alto teor de carbono são adequados apenas para a fabricação de peças moldadas com pequenas dimensões e formatos simples devido à sua grande deformação no tratamento térmico.
4. Boa estabilidade térmica
A forma das peças processadas por molde de injeção é muitas vezes mais complexa, difícil de processar após a têmpera, por isso deve ser selecionada tanto quanto possível com boa estabilidade térmica, quando o processamento de moldagem de molde de duas cores após o tratamento térmico devido ao pequeno coeficiente de expansão linear, a deformação do tratamento térmico é pequena, a taxa de mudança de tamanho causada pela diferença de temperatura é pequena, a estrutura metalográfica e a estabilidade do tamanho do molde, podem ser reduzidas ou não mais processadas, podem garantir a precisão dimensional do molde e os requisitos de rugosidade da superfície.
5. Bom desempenho de polimento
Produtos de moldagem por injeção de duas cores de alta qualidade requerem pequenos valores de rugosidade na superfície da cavidade. Por exemplo, o valor da rugosidade da superfície da cavidade do modelo de moldagem por injeção deve ser menor que o nível de Ra0,1 ~ 0,25, e a superfície óptica deve ser Ra<0,01nm, e a cavidade deve ser polida para reduzir o valor de rugosidade superficial. O aço selecionado para esse fim requer menos impurezas de material, estrutura fina e uniforme, sem direcionalidade de fibra e sem marcas ou defeitos semelhantes a casca de laranja durante o polimento.