Compartilhe a tecnologia de tratamento de superfície antes da galvanoplastia de produtos plásticos

- 2023-07-17-

Compartilhe a tecnologia de tratamento de superfície antes da galvanoplastia de produtos plásticos


O tratamento de superfície do processamento de produtos plásticos inclui principalmente tratamento de revestimento e tratamento de revestimento.

De modo geral, os plásticos possuem grande cristalinidade, pequena polaridade ou não polaridade e baixa energia superficial, o que afetará a adesão do revestimento. Como o plástico é um isolante não condutor, ele não pode ser revestido diretamente na superfície do plástico de acordo com os regulamentos do processo de galvanoplastia. Portanto, antes do tratamento superficial, deve-se realizar o pré-tratamento necessário para melhorar a adesão do revestimento e proporcionar uma camada inferior condutora com boa adesão ao revestimento.

O pré-tratamento do revestimento inclui o desengorduramento da superfície plástica, ou seja, a limpeza da superfície com manchas de óleo e desmoldantes, e a ativação da superfície plástica para melhorar a adesão do revestimento.

Um. Desengorduramento de produtos plásticos

Semelhante ao desengorduramento de produtos metálicos. O desengorduramento de produtos plásticos pode ser limpo com solventes orgânicos ou soluções aquosas alcalinas contendo surfactantes. O desengraxante com solvente orgânico é adequado para limpar sujeira orgânica, como parafina, cera de abelha, graxa e outras sujeiras orgânicas na superfície do plástico. Os solventes orgânicos utilizados não dissolvem, expandem ou quebram plásticos, possuem baixo ponto de ebulição, volatilidade, não toxicidade e não inflamabilidade.

Soluções aquosas alcalinas são adequadas para desengordurar plásticos resistentes a álcalis. A solução contém soda cáustica, sais alcalinos e vários surfactantes. O surfactante mais utilizado é o da série OP, ou seja, o alquilfenol etoxilado, que não forma espuma nem permanece na superfície plástica.

2. Ativação de superfície de produtos plásticos

Essa ativação visa aumentar a energia superficial do plástico, ou seja, formar alguns grupos polares na superfície do plástico ou torná-lo mais espesso, para que o revestimento seja mais fácil de molhar e adsorver na superfície da peça. Existem vários métodos de ativação de superfície, como oxidação química, oxidação por chama, gravação com vapor de solvente e oxidação por descarga corona. Entre eles, o método mais utilizado é a oxidação química do cristal, que geralmente é utilizada como solução de tratamento com ácido crômico. Sua fórmula típica é dicromato de potássio 4,5%, água 8,0%, ácido sulfúrico concentrado (mais de 96%) 87,5%.

Alguns produtos plásticos, como poliestireno e plásticos ABS, podem ser revestidos diretamente sem oxidação química.

Para obter um revestimento de alta qualidade, também é adequado para tratamento de oxidação química. Por exemplo, após desengordurar os plásticos ABS, eles podem ser atacados com solução diluída de tratamento com ácido crômico. As formulações de tratamento típicas são 420 g L-1 de ácido crômico e 200 ml L-1 de ácido sulfúrico (gravidade específica 1,83). Os processos de tratamento típicos são 65°C, 70°C5min, 10min, lavagem, secagem.

A vantagem do ataque com solução de tratamento com ácido crômico é que ele pode ser tratado uniformemente, não importa quão complexo seja o formato do produto plástico. Sua desvantagem é que existem perigos e problemas de poluição durante a operação.

O objetivo do pré-tratamento do revestimento é melhorar a adesão entre o revestimento e a superfície plástica e formar um substrato metálico condutor na superfície plástica.

O processo de pré-tratamento inclui principalmente rugosidade mecânica, desengorduramento químico e rugosidade química, tratamento de sensibilização, tratamento de ativação, tratamento de redução e revestimento eletrolítico. Os três últimos servem para melhorar a adesão do revestimento e os quatro últimos servem para formar um substrato metálico condutor.