Processo básico de moldagem por injeção
Ao analisar o projeto das peças, a fabricação de moldes e a produção eficiente de produtos plásticos moldados, as etapas do processo de moldagem por injeção devem ser cuidadosamente consideradas. Não há muitos fatores e configurações envolvidos aqui, mas o processo básico é o mesmo. Vamos começar com o básico.
Passo 1: O molde está fechado
Quando o molde é fechado, o cronômetro do ciclo de moldagem por injeção é iniciado.
Nota: Em alguns casos, como acontece com os robôs, o ciclo é executado “parte por peça”, o que significa que o ciclo começa e termina quando o robô recebe uma nova peça ou uma nova peça toca a correia transportadora.
Etapa 2: Injeção
Injete o plástico aquecido no molde. Quando o fundido entra no molde, o ar de exaustão escapa pelo orifício de ventilação no pino de injeção e ao longo da linha de partição. O projeto dos canais, comportas e portas de exaustão é importante para garantir que o molde seja preenchido corretamente.
Etapa 3: legal
Uma vez cheio o molde, a peça é resfriada até o tempo exato necessário para endurecer o material. O tempo de resfriamento depende do tipo de resina utilizada e da espessura da peça. Cada molde é projetado com uma linha interna de resfriamento ou aquecimento na qual a água circula pelo molde para manter uma temperatura constante.
Passo 4: Plastilar a resina
À medida que a peça esfria, os parafusos cilíndricos se retraem e a nova resina plástica é retirada do funil de alimentação. As tiras de aquecimento mantêm a temperatura do cilindro necessária para o tipo de resina utilizada.
Etapa 5: pop-up
O molde abre e a barra ejetora move a barra ejetora para frente.
A peça cai e fica presa em um silo localizado sob o molde.
Etapa 6: Remova o corredor e a embalagem
Embora o ciclo da máquina injetora termine na etapa 5, o processo continua. O operador da máquina ou robô separa periodicamente as peças utilizáveis dos restantes corredores. * O corredor é o canal através do qual o plástico preenche a cavidade do molde. Em muitos casos, os corredores são moídos e reciclados para reduzir custos e impacto ambiental. As peças disponíveis são então pesadas, contadas e embaladas para montagem ou envio.
Notas finais
O processo básico de moldagem por injeção está aqui. Trabalhamos com nossos clientes todos os dias para ajudá-los a compreender o processo básico de produção de produtos de qualidade. Manter você, seus clientes, atualizados e compreender os fundamentos do processo de moldagem por injeção ajudará você a se comunicar com os moldadores. Também o ajudará a entender e resolver quaisquer problemas que ele possa ter ao moldar o produto.
A moldagem por injeção tem vantagens sobre outros processos porque produz produtos com precisão e em altas velocidades. Até o momento, nenhum outro processo foi capaz de atender a qualidade e consistência deste processo na moldagem de plásticos. Se você tiver alguma dúvida, não hesite em nos contatar