Os materiais biomédicos são uma indústria de alta tecnologia com as indústrias mais interdisciplinares e intensivas em conhecimento, incluindo metais, materiais poliméricos, materiais compostos, etc. Entre eles, os materiais poliméricos médicos são os primeiros desenvolvidos, mais amplamente utilizados e os materiais mais usados na área biomédica materiais. Um campo em rápido desenvolvimento. Com o desenvolvimento do mercado de implantes, PEEK (poliéter éter cetona) como um novo tipo de material de implante médico é usado em cirurgia plástica, cardiovascular, coluna artificial e outros campos.
PEEK tem um módulo muito próximo ao do próprio osso, e possui excelente tenacidade e resistência à fadiga. Na aplicação de equipamentos intervertebrais, PEEK tem mais vantagens do que materiais de titânio e liga de cobalto-cromo. Ele tem muitas vantagens, como biocompatibilidade, estabilidade química e módulo de elasticidade semelhante ao próprio osso. Com o desenvolvimento do mercado de implantes, o PEEK é utilizado em mais outros campos: cirurgia plástica, cardiovascular, farmacêutica e assim por diante.
Porque PEEK tem propriedades de isolamento elétrico e excelentes propriedades mecânicas, o campo cardiovascular está usando PEEK como componentes de montagem e implantes independentes. No campo farmacêutico, PEEK é o material preferido com resistência química aos fluidos corporais em comparação com outros plásticos. Quando usado em moldagem por injeção, o material é leve, altamente integrado nas peças e tem maior liberdade de design