A resina de poliéter éter cetona PEEK foi usada pela primeira vez no campo aeroespacial, substituindo o alumínio e outros materiais metálicos na fabricação de várias peças de aeronaves. Na indústria automotiva, a resina PEEK tem boa resistência ao atrito e propriedades mecânicas. Como matéria-prima para a fabricação de tampas internas de motores, diversos componentes, como rolamentos, juntas, vedações, anéis de engrenagem de embreagem, etc., são usados na transmissão e nos freios de automóveis. E os sistemas de ar condicionado são amplamente utilizados.
A resina de poliéter éter cetona PEEK é um isolante elétrico ideal. Ele ainda pode manter um bom desempenho de isolamento elétrico sob condições severas de trabalho, como alta temperatura, alta pressão e alta umidade. Portanto, o campo da informação eletrônica tornou-se gradativamente o segundo maior campo de aplicação da resina PEEK. Tubos, válvulas e bombas para transporte de água ultrapura são comumente usados na indústria de semicondutores para fabricar portadores de wafer, películas de isolamento eletrônico e vários dispositivos de conexão. Como um plástico de engenharia semicristalino, PEEK é insolúvel em quase todos os solventes, exceto ácido sulfúrico concentrado, por isso é frequentemente usado para fazer válvulas de compressor, anéis de pistão, vedações e vários corpos de bombas químicas e peças de válvula.
A resina de poliéter éter cetona PEEK também pode suportar até 3.000 ciclos de autoclavagem a 134 ° C. Esse recurso o torna adequado para a produção de equipamentos cirúrgicos e odontológicos com alta necessidade de esterilização e uso repetido. PEEK poliéter éter cetona não só tem as vantagens de peso leve, não-toxicidade, resistência à corrosão, etc., mas também é o material mais próximo dos ossos humanos no momento e pode ser combinado organicamente com o corpo. Portanto, é importante usar a resina de poliéter éter cetona PEEK para substituir o metal para fazer osso humano. Outra aplicação importante na área médica. Desenvolvimento rápido da resina PEEK de produção doméstica foi desenvolvido pela antiga empresa britânica ICI no final dos anos 1970. Desde o seu início, tem sido usado como um importante material estratégico de defesa e militar, e muitos países restringiram as exportações.